Humanidades

O que é água benta? »Sua definição e significado

Anonim

Para a Igreja Católica, Igreja Ortodoxa e outras igrejas, água benta é aquela que foi abençoada pelo sacerdote e que está na pia batismal. Esta água é especial porque simboliza a pureza, sendo frequentemente utilizada durante os baptismos dos bebés, como sinal de boas-vindas à família da Igreja Católica. As pessoas ao entrarem nos templos molham os dedos com água benta e fazem o sinal da cruz.

Para a Igreja Católica, a água representa um dos elementos litúrgicos mais sublimes, não só por suas características naturais, mas também por seu importante papel na história do homem. A água se transforma em sacramental ao receber uma bênção especial. Torna-se assim água benta, adquirindo a virtude de afastar o demônio, curar os enfermos e purificar.

Quando os católicos fazem o sinal da cruz com os dedos mergulhados em água benta, eles se lembram de que foram purificados pelo batismo.

Além disso, a água benta representa o espírito santo; portanto, a igreja o usa na maioria das funções eclesiásticas.

A água benta é usada com expressões específicas, para abençoar casas, imagens, escapulários, etc. Durante a liturgia, algumas gotas de água são colocadas no vinho, que depois se torna o sangue de Cristo e evoca que saiu do lado de Jesus ferido por uma lança, representando a união da natureza bendita na pessoa do verbo e integração de todos os crentes no corpo espiritual de Cristo.

A água benta é considerada sacramental porque é um sinal sagrado pelo qual se manifestam efeitos, geralmente espirituais, alcançados por intercessão da Igreja. Em outras palavras, com o uso de um sacramental, como água benta ou a bênção de uma pessoa; O cristão é favorecido pelos bens espirituais que a Igreja protege como um tesouro que Deus os deu para serem administrados a todos os homens.